04/08/2022 às 14:59 Dicas Claudia e Victor

Dicas para o Dia do Ensaio Externo

886
13min de leitura

Olá!!!

Que alegria poder participar desse momento da sua vida.

Se você chegou até aqui é sinal de que se preocupa em pensar junto com a gente sobre o seu ensaio e quer ter uma boa experiência com desse dia!

E foi com muito carinho fizemos esse post para você saber como se programar para o dia, além de esclarecer algumas duvidas frequentes.

Separamos em tópicos e descrevemos algumas informações importantes para o dia.

Mas se você é do tipo que "não gosta muito de ler", preparamos esse vídeo em formato de podcast para que possa ouvir sobre essas dicas.

E não tem desculpa, você pode ouvir em qualquer lugar!

Todos, até quem não gosta de ser fotografado, gostaria de ter um ensaio bem elaborado e bem fotografado.

A fotografia é história e tradição. Ela será apresentada como historia da família por gerações. E como exemplo, lembramos que sempre temos em casa um porta retrato ou um quadro com foto da família.

E para que as expectativas sejam alinhadas é importante a conexão entre o fotografo e o fotografado e isso só é possível se a gente conseguir esclarecer algumas duvidas e ajuda-los a tirar o máximo de proveito do dia. E assim, tornar a experiência de ser fotografado em algo leve e divertido.

Pensando nisso, separamos 10 dicas que achamos importantes para seu ensaio fotográfico e já vou adiantar que a dica que vale ouro e será a 10º da lista.

Leia com atenção até o fim!

Vamos ao que importa!

DICA 01: ESTEJA BEM

 Sabemos que a ansiedade as vezes maltrata, mas não insista em fazer o ensaio se:

  1. Você não estiver bem no dia;
  2. Se estiver indisposto ou passando mal;
  3. Se tiver discutido ou brigado com seu parceiro que irá participar do ensaio com vc;
  4.  Estiver preocupado ou apreensivo com alguma outra situação que irá atrapalhar o andamento do ensaio.

O momento do ensaio deve ser leve, descontraído e o dia será lembrado toda vez que olhar para as fotografias. Por isso, é de extrema importância que estejam bem consigo mesmo e entre si.

Isso irá refletir nas reações de vocês e consequentemente no dia e nas fotografias que vocês irão guardar por gerações!

Por isso, relaxe e aproveite todo o processo!

DICA 02: CUIDADO COM AS INSPIRAÇÕES

Não se apegue a referencias e inspirações de redes sociais ou outros profissionais. Cada profissional tem a sua identidade na fotografia.

Pense que o seu ensaio será único e exclusivo. E será a sua experiência no dia e não de outra pessoa. Curta seu dia e não queira viver a experiência do outro. Foque em vocês!

É muito fácil ir salvando tudo, com diversas ideias diferentes e querer usar tudo como inspiração e muitas das vezes as inspirações não se aplicam ou não combinam com a realidade.

Antes de sair salvando tudo, pense no que é real. Então, aproveite as ideias, mas cuidado para colocar algo que não é real como imprescindível para suas fotos.

Por isso, coloque tudo o que não pode faltar de jeito nenhum como prioridade e deixe as ideias mais mirabolantes em segundo plano, pense em fotos que sejam mais o seu estilo e tenha a ver com a personalidade de vocês.

Cuidado para não ficar encenando algo que viu no Pinterest e esquecer de curtir seu ensaio e criar suas próprias memórias.

Seja você mesmo do inicio ao fim.

DICA 03: O LOCAL NÃO É O PRINCIPAL, MAS É FUNDAMENTAL.

 Antes de decidir sobre o local, pense: Há algum local que é importante para vocês? Já visitaram o local? Tem algo que faça parte da história de vocês? Tem algum valor afetivo? 

Escolha um local que tenha elementos que envolva com a história de vocês, lembre-se que é importante que se sintam à vontade.

Não escolha um local porque está na moda e que não é o seu perfil. Por isso, fuja de modinhas para que o seu ensaio fique exclusivo!

O ensaio deve refletir a essência de vocês, o estilo de vida, o que gostam de fazer e o tipo de lugar que os atrai, que gostam ou gostariam de ir juntos.

Se você prefere campo, por que fazer um ensaio na praia? Se vocês são mais urbanos, por que ir para um lugar isolado apenas por ter uma paisagem bonita? Se a família tiver um sítio, por exemplo, que tenha sido dos seus antepassados e que você adorava ir na infância, poderá ser uma boa opção na hora da escolha.

Nós da Claudia e Victor Fotografia adoramos conhecer lugares novos e topamos ir com vocês a qualquer lugar. Queremos que você tenha uma experiência inesquecível, em um lugar que tenha um pouquinho da história de vocês. Seja na sua própria casa, naquele parque de todos os sábados, na casa da Avó, na praia preferida, ou do outro lado mundo. Sim, nós topamos!

Escolha apenas um local; Caso queira dois lugares é imprescindível que os locais sejam próximos um do outro. Não caia no erro de ficar parte do horário do ensaio dentro do carro.

Mas lembre-se de conferir:

- O lugar é viável e de fácil acesso?

- É muito distante? Está disposto a ficar mais tempo no carro, durante o deslocamento, do que necessariamente no ensaio sendo fotografado?

*Lembrando que todas as despesas de deslocamento ficam a cargo do cliente.

**Por questão de segurança é sempre importante que cada um vá no seu carro.

- É permitido fotografar lá?

***A autorização para lugares privados e taxas é de responsabilidade dos clientes.

- Caso seja necessária autorização, a mesma deve ser solicitada ao proprietário da locação pelo próprio casal; E caso existam taxas, o valor deverá ser pago pelo contratante, nos isentando da responsabilidade do gasto já que não está incluso em nosso orçamento. 

- Lembre-se que em ensaios realizados a mais de 30km do nosso escritório será cobrado um valor extra de deslocamento. Esse valor inclui uma média de despesas extras que incidem sobre a realização do ensaio (ex.: gasolina, alimentação, hospedagem, manutenção e hora extra para deslocamento).

Lembre-se que não existe um local que tenha de tudo um pouco, foque no que mais os representa e curtam a experiência!

DICA 04: "A FOTOGRAFIA NÃO TEM FILTRO"

 Esse é um dos primeiros passos para o dia das fotos, então comece bem!

Escolha um profissional confiável ou que conheça o trabalho para realizar a maquiagem e a preparação do seu cabelo.

Nada de excessos! Naturalidade é a palavra-chave e é importante que você se sinta bem com a produção e consigo mesma. Lembre que normalmente as fotos são feitas durante o dia e deve ter cuidado com iluminadores, tom da base e contorno dos olhos muito marcado ou muito escuro.

Algumas marcas devem ser escondidas com maquiagem, como cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. Nós tratamos as imagens com gerenciamento de cor e não trabalhamos com tratamento artificiais, vulgo “photoshop”.

É sempre bom levar para o ensaio o pó e o batom usado na maquiagem para eventuais retoques.

Dê preferencia para os cabelos soltos e o mais natural possível. Durante o ensaio, se preferir, prenda de diferentes formas.

Evite o uso de excesso de fixador no cabelo. Como o ensaio é em ambiente externo, temos ações externas que podem interferir do cabelo. É muito importante que o cabelo esteja leve e com movimento.

Aos homens, deixe o mais natural possível. Utilize o visual do dia-a-dia, evitando o gel em excesso, que pode tornar o visual um pouco “forçado”;

Não aconselhamos a testar novos cortes ou tinturas de cabelo nos dias antes do ensaio;

Bronzeamento artificial também não são indicados, pois a diferença de cor da pele natural pode se tornar um problema;

DICA 05: AS ROUPAS TAMBÉM COMPÕEM NA FOTOGRAFIA

 Escolha no máximo 3 looks diferenciados que casem entre si (Isso pode variar dependendo do pacote do seu ensaio). Não caia na armadilha de perder muito tempo do seu ensaio com muitas trocas de roupas; 

Dê preferencia para roupas leves, confortáveis e soltas. Aposte em roupas lisas e tons neutros, pasteis e evitando roupas com muitas estampas ou cores muito vibrantes e chamativas. (Atenção para os homens: Evitem camisas que tenha estampas grandes. Ex. Camisa de malha com desenhos sublimados - prefira as lisas sem desenhos)

Invista numa paleta de cor entre vocês e também com o ambiente que irá fazer o seu ensaio. Tão importante como vocês, o que estarão vestindo influenciará diretamente na fotografia e no resultado final. 

Os looks devem ser "a sua cara" e deixando-os à vontade;

Lembre-se que as roupas, sapatos e os acessórios devem combinar entre si e cuidado com o excesso de acessórios.

Venha com o primeiro look vestido, isso agiliza muito o processo; Levar os looks prontos com acessórios, brincos e sapatos facilitam a organização e seleção;

Para evitar correrias separe o que for utilizar no ensaio sempre com calma e um dia antes do mesmo;

Lembre-se de levar somente o que você for utilizar para não ficar em dúvida sobre o que utilizar na hora do ensaio;

Para facilitar, podemos ajudar na escolha do que levar. (Uma opção é tirar fotos do que gosta e nos enviar pelo whatsapp. Será um prazer ajudá-los.)

ATENÇÃO: Evite roupas xadrez, listras, estampa com muitas cores, bolinhas pequenas e relógios grandes.

obs.: Não precisa se preocupar onde trocar de roupas, levamos um trocador portátil para ajudar nas trocas.

DICA 06: ISSO FAZ PARTE DA SUA HISTORIA?

 Seja atemporal!

O Ensaio deve trazer a sua realidade e o quem vocês são.

Uma das perguntas que ouvimos é: Devo levar algum objeto? E a resposta é: SOMENTE SE TIVER ALGUM SIGNIFICADO E FIZER PARTE DA HISTORIA.

Por exemplo: 1. Você toca um instrumento e quer levar o instrumento; 2. Andar de bike é um hobbie e gostaria de incluir no ensaio; 3. A família tem um carro antigo que faz parte da sua história; 4. Querem incluir algo que costumam fazer juntos, como um picnic.

Esse tipo de coisa fica muito legal no ensaio desde que faça parte da sua historia.

Mas procure fugir de clichês. Mas, caso queira complementar as fotos com objetos, flores ou montar um cenário que represente a sua identidade, lembre que serão usadas apenas em algumas fotos e não no ensaio todo. E como não trabalhamos com montagens de cenários é importante levar alguém para fazer e não gastar do seu tempo no ensaio para isso.

Roupas temáticas é interessante apenas quando trazem o estilo e a identidade do casal ao ensaio;

Assim como Mascotes e bichinhos de estimação podem dar um toque especial. Porém, lembre-se de levar alguém para tomar conta dele no decorrer do ensaio;

Os únicos elementos que sempre recomendamos usar e abusar no seu ensaio são: Carinho, afeto, abraços e sorrisos!

DICA 07: PREVISÃO NÃO É PRECISÃO

 Um bom ensaio exige, invariavelmente, a ilustre presença do sol ou, pelo menos, sol entre nuvens ou até mesmo nublado firme (Sem chuva);

Procure deixar duas datas agendadas conosco, pois caso o tempo não esteja propício, remarcaremos o ensaio sem maiores danos;

Não realizamos ensaios na chuva. Só será realizado em ambientes fechados previamente acordado; Mas lembre-se que para fazer um ensaio interno requer agendamento de locais e muitos deles cobram taxas para utilização do local. (Essas taxas não estão inclusas em nosso orçamento e devem ser pagas pelo contratante.)

É super importante a empatia dos seus fornecedores para essa questão! Porque é algo que foge do controle do cliente que será fotografado e também do fotógrafo. Por isso, quando fechar a produção de make e cabelo, converse sobre a possibilidade de reagendamento em caso de tempo ruim. Assim também como no seu trabalho em caso de solicitação de folga.

A maioria dos nossos ensaios são realizados ao ar livre, mas pode ser feito em hotéis, cafés, na sua própria casa. Porém, não temos estúdio;

O melhor horário para se fotografar é o fim da tarde ou no nascer do sol, por ser uma luz suave. Porém caso no dia do seu ensaio esteja nublado e mesmo assim você queira fazer sem a presença do sol, o ideal é começar um pouco mais cedo.

DICA 08: O ESPONTANEO É DIRIGIDO

 Muitos casais chegam até a gente falando que gostaria de fotos espontâneas. Mas o que você realmente viu foram fotos espontâneas ou fotos dirigidas pelo fotografo que levaram aquele momento descontraído?

Nem todo mundo é extrovertido e totalmente espontâneo no ensaio inteiro. Existe pessoas que são mais tímidas, mais reservadas, outras mais intimistas. Algumas mais sérias e outras de sorriso solto. Cada pessoa tem um perfil e as fotos trazem a realidade disso!

É difícil fazer um ensaio 100% espontâneo. O que leva a espontaneidade é a conexão entre o fotografo e o fotografado que conduzirá a cena para algo que seja mais solto, que levará a fotos com essa expectativa de espontaneidade. Por isso vamos conversando com vocês durante o ensaio e aos poucos vamos conhecendo cada um e qual estilo de foto iremos fazer. Até mesmo pra saber o limite das brincadeiras e conversa no ensaio.

As vezes a pessoa pode estar tão preocupada em ser espontânea que não se entrega ao que realmente esta acontecendo. E invés de fotos leves, teremos fotos enrijecidas com sorrisos forçados.

Por isso é de extrema importância que EVITE ATRASOS! Os primeiros minutos são essenciais pra que a gente sinta a vibe de quem será fotografado e identificarmos até onde podemos ir!

O ensaio mais completo tem duração média de 2(duas) horas, em caso de atraso, vocês pode perder parte desse tempo. Por isso, deixe tudo arrumado um dia antes e SEMPRE marque um horário com for te arrumar, já prevendo algum atraso. É melhor ficarem prontos com antecedência e garantir estar no local no horário combinado.

Outra questão que pode interferir no resultado é a presença de outros profissionais. Por isso, pedimos que a presença de cinegrafistas seja avisada previamente para que possamos ajustar o que é melhor para a fotografia e para o vídeo. Não permitimos que outros fotógrafos, produtores de moda e maquiagem acompanhe o ensaio. Isso pode interferir e prejudicar o andamento do ensaio.

Se alguém for acompanhar o ensaio, lembre que é imprescindível que essa pessoas colabore com o ensaio e te deixe confortável. Ela até poderá registrar pelo celular os bastidores, desde que não atrapalhe o nosso posicionamento ou a direção dos clientes e cena. Aqui vale o bom senso!

DICA 09: IMPREVISTOS ACONTECEM

 Imprevistos acontecem e tudo bem!

Muita das vezes planejamos algo e pode acontecer de alguma coisa sair fora do controle! A maré que estava alta naquela praia que você queria ir, aquela arvore que viu na estrada foi cortada, na hora do por do sol apareceu uma nuvem, a previsão era de sol, mas está chovendo...

Saber lidar com imprevistos no ensaio externo é fundamental, então, não se desespere! Esteja aberto a mudanças que podem acontecer e vamos pensar em um plano B, C, D ou em tantos outros que precisar...

Por isso, algumas dicas extras para o dia podem amenizar esse sofrimento:

Se quem irá te produzir for uma pessoa desconhecida por você ou você não tenha referencia do trabalho dela, faça um teste antes;

Não deixe pra pensar no que irá vestir nas vésperas do ensaio;

Durma bem na noite anterior ao ensaio para evitar olheiras e também para que não fique indisposto;

Se alimente bem no dia anterior e também no dia do ensaio;

Providencie protetor solar, boné/chapéu e repelente;

Beba bastante água para contribuir na hidratação da pele;

É indicado levar um sapato confortável para deslocar-se até o local;

Roupão, toalha e chinelos para o caso de alguma emergência relacionada à água;

Fique de olho na previsão, mas não precisa se preocupar com isso com uma semana antes. Ela será mais precisa próximo ao dia agendado.

DICA 10: CONFIE NO SEU FOTÓGRAFO

Você contrata não só o fotografo, mas toda a bagagem, experiência e a identidade dele. Se você contratou o serviço dele, você já sabe o que esperar, baseado no que viu no site e nas redes sociais.

Antes de contratar um profissional, veja um trabalho mais completo e não se limite apenas a uma foto no feed. Olhe o site com ensaios mais completos, reels com varias fotos e carrossel de fotos. Assim você terá mais confiança no que está contratando.

É importante que você tenha liberdade e converse com ele sobre suas expectativas do ensaio, dentro de possibilidades realistas.

O ensaio é uma construção e uma parceria do fotografo com o fotografado.

Dê sugestões antes do dia e ela será avaliada pelo profissional.

Preferimos não mostrar fotos ao casal durante o ensaio. Adotamos essa medida porque as imagens “cruas” podem ser entendidas erroneamente afetando o andamento do ensaio. Confie em nós!

Não fazemos ensaios nos finais de semana, polemico, sabemos! Mas é extremamente complicado achar um local vazio para as fotos em finais de semana e feriados.

Mesmo que seja em uma propriedade particular, nós temos a agenda de eventos para cumprir nos finais de semana e isso inviabiliza o ensaio em finais de semana. Por isso, se planejar com antecedência é importantíssimo. Todos que fotografamos trabalham fora, estudam e tem uma rotina em dias de semana, mas planejando com antecedência isso pode ser organizado e melhor aproveitado.

Essas dicas foram feitas para que você tire o máximo proveito possível do seu ensaio, por isso, leve em conta cada uma delas.

POR FIM...

 Obrigado por ter chegado até o fim desse post. Isso só mostra o quanto você está empenhado em aproveitar seu dia e dedicado a se planejar junto com a gente para que possamos fazer fotos incríveis que fará parte da sua historia, da sua decoração e das suas redes sociais.

Amamos ver que nosso olhar foi valorizado e atendeu as expectativas que tinham para o dia!

E não se esqueça, passando o ensaio, nos dê seu feedback. Evoluir é um trabalho constante!

Se sentiu falta de alguma dica que não está aqui, seu comentário será bem vindo e analisaremos para incluir em nossas dicas

Gratidão!

Claudinha e Victor.

04 Ago 2022

Dicas para o Dia do Ensaio Externo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento ensaionamoro fotoexterna

Quem viu também curtiu

04 de Ago de 2022

Dicas para o dia do casamento

15 de Jan de 2024

Como escolher o local do seu ensaio Fotográfico

05 de Abr de 2021

Dicas para Ensaio Fotográfico Feminino

Logo do Whatsapp